sexta-feira, março 28, 2025
HomeCidadeMunicípios do Rio adotam medidas para enfrentar onda de calor

Municípios do Rio adotam medidas para enfrentar onda de calor

Date:

Publicidade

spot_img

Relacionados

spot_imgspot_img

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A onda de calor que atinge a capital fluminense nesta semana fez um relógio de rua na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio, registrar 52°C. Com as temperaturas extremas, municípios da região metropolitana adotaram medidas para reduzir os impactos. Na segunda-feira (17), às 12h35, o Rio alcançou o nível 4 de calor, o segundo mais alto em uma escala que vai até 5.

Apesar da previsão de temperaturas acima dos 40°C até sexta-feira (21), a prefeitura de Nova Iguaçu decidiu que nas escolas municipais as aulas seguem normalmente. No entanto, as faltas serão justificadas para quem optar por não levar os filhos. A Secretaria de Educação orientou sobre a necessidade de hidratação em bebedouros abastecidos com gelo de água filtrada, além da ingestão de frutas e legumes na alimentação escolar. As atividades ao ar livre foram suspensas.

A prefeitura autorizou o uso de bermudas para servidores municipais durante o expediente, assim como para motoristas de táxis, vans e kombis credenciadas, além de motoristas e trocadores de ônibus, até 31 de março.

Baixada Fluminense

Na Baixada Fluminense, a Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada, consumindo bastante água, e evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, período de maior calor. Também orienta a umidificação de ambientes internos com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, além da permanência em locais sombreados, preferencialmente com vegetação ou climatização.

Belford Roxo

A Secretaria Municipal de Educação reduziu, a partir desta terça-feira (18), o horário das aulas nas 110 unidades da rede municipal, incluindo escolas e creches. A medida, válida até 21 de fevereiro, busca garantir o bem-estar de alunos e profissionais da educação.

“É uma medida sensata para evitarmos transtornos, pois a temperatura está chegando a 40 graus e a sensação térmica é muito maior”, disse a secretária Municipal de Educação, Sheila Boechat.

O turno da manhã vai de 7h30 às 10h. O turno da tarde será de 13h às 15h30 e o turno da noite terá horário normal. Escolas e creches de tempo integral vão funcionar de 8h às 11h30.

São João de Meriti

Devido à forte onda de calor, medidas emergenciais foram adotadas em São João de Meriti para esta semana, para garantir o bem-estar nas unidades escolares para alunos e servidores. O horário das aulas até 21 de fevereiro será turno da manhã das 7h30 às 10h, e turno da tarde, das 13h às 15h30.

Niterói

A Prefeitura de Niterói mobilizou equipes da Defesa Civil e da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios em vegetação. Caminhões-pipa foram enviados para reforçar a ação, já que o tempo seco prolongado tem favorecido a propagação das chamas.

Diante do cenário de altas temperaturas e baixa umidade, a Defesa Civil intensificou rondas preventivas. Nesta terça-feira (18), agentes, lideranças comunitárias e voluntários atuaram em áreas como Penha, Santo Inácio, Eucalipto (Horto do Fonseca) e Garganta (Africano e União).

A vice-prefeita e secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência de Niterói, Isabel Swan, disse que está fazendo monitoramento direto das ações. “Niterói vai receber apoio de guarnições de outras cidades para reforçar o combate ao fogo. O tempo seco prolongado tem favorecido a propagação das chamas e a cidade está em risco muito alto de fogo em vegetação. Agradecemos o trabalho das equipes empenhadas em combater o fogo e pedimos que todos façam a sua parte não colocando fogo em lixo ou próximo à vegetação”, afirmou Isabel.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Municípios do Rio adotam medidas para enfrentar onda de calor

Fonte: diariodorio.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here