
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina dá o pontapé oficial para as competições nesta sexta, 6, a partir das 16h (horário de Brasília). As 93 delegações desfilam no estádio San Siro, em Milão, onde acontece o tradicional acendimento da pira olímpica. A bandeira verde e amarela será carregada pelas principais esperanças de medalhas e resultados históricos para o Brasil: Lucas Pinheiro, do esqui alpino, e Nicole Silveira, do skeleton.
“Quando eu recebi a notícia de que eu ia ser uma das porta-bandeiras na abertura dos Jogos em Milano-Cortina, eu me emocionei muito. Me deu arrepio e ainda me dá só de pensar. É uma honra, um orgulho poder carregar essa bandeira em um palco tão grande, os Jogos Olímpicos. Isso significa e mostra que todos os meus sacrifícios e todos os desafios que eu passei até chegar aqui valeram a pena”, disse Nicole.
A gaúcha é estreante em Olimpíadas, mas carrega três medalhas de bronze em etapas de Copa do Mundo no último ciclo, sendo a primeira brasileira a subir a um pódio nas competições. Enfermeira por formação, ela compete no skeleton, modalidade em que a atleta faz um trajeto de gelo sobre um trenó de cabeça para frente, podendo alcançar mais de 140km/h. Nicole é casada com a belga Kim Meylemans, também atleta da modalidade. A dupla divide a vida pessoal e profissional, formando uma parceria entre os dois países, o “Time BB”.

A história de seu companheiro da cerimônia de abertura também é multicultural. Lucas Pinheiro Braathen nasceu na Noruega e defendeu as cores do país nórdico até 2023 pelo esqui alpino. Mas, o filho de mãe brasileira trocou as cores do uniforme depois de desavenças com a federação antiga, e hoje compete pelo tropical. Ele chega como o vice-líder do ranking de slalom e carrega as maiores chances de se tornar o primeiro brasileiro a subir em um pódio olímpico de inverno. Nesta última temporada, foi medalhista em cinco oportunidades, além de conquistar a inédita medalha de ouro para o país em novembro de 2025, em etapa na Finlândia.

“Eu só queria compartilhar como eu mal posso esperar para representar nossas cores nos Jogos Olímpicos e carregar nossa bandeira na cerimônia de abertura em Milão. É uma honra imensa, eu sou muito grato por essa responsabilidade. O Brasil não está aqui para participar, o Brasil está aqui para fazer a diferença”, celebrou o esquiador em vídeo nas redes sociais.

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno terá transmissão da TV Globo (sinal aberto) e do SporTV (sinal fechado), da GeTV e da CazéTV no Youtube e do site ge.globo. O evento começa às 16h (horário de Brasília).
Fonte: veja.abril.com.br





