
Por Verônica Côrtes
A música, a dança e a culinária típica atraíram centenas de pessoas ao Bosque das Carrapeteiras, em Casimiro de Abreu, no último sábado, 20, durante o Arraiá da Cultura, evento que marcou a retomada da Feira das Carrapeteiras. A programação gratuita reuniu moradores e turistas ao longo de 12 horas de atividades voltadas à valorização da cultura popular, dos artistas locais e da economia criativa.
A iniciativa foi promovida pela Fundação Cultural de Casimiro de Abreu e transformou o espaço público em um ponto de encontro para famílias, grupos de amigos e visitantes. O evento começou às 10h e seguiu até a noite com apresentações musicais, atividades esportivas, atrações infantis e gastronomia típica das festas juninas.

A retomada da Feira das Carrapeteiras integra a proposta da Fundação Cultural de ampliar a ocupação dos espaços públicos por meio de atividades culturais, artísticas e de lazer. A iniciativa busca fortalecer a convivência comunitária, incentivar a economia local e criar novas oportunidades para artistas, artesãos e empreendedores do município.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Adriana Grillo, a proposta é ampliar o uso do Bosque das Carrapeteiras com ações temáticas ao longo do ano.
“É muito bom ocupar esse espaço, que é da nossa população, com ações que fortalecem a cultura, os artistas e a economia local. Nossa ideia é de tempo em tempo fazer algo temático nesse espaço que é de todos”, afirmou.

Entre as atrações musicais estiveram Fernando Otz, Paula Brito e Sandro Mello, que levaram ao público repertórios de forró e sertanejo. Outro destaque foi a apresentação da quadrilha Lua de Prata, de Macaé, que levou ao Bosque das Carrapeteiras coreografias inspiradas na tradição nordestina e encerrou a programação com a participação do público.
Um dos visitantes foi Joel Blaudt, morador de Lumiar, distrito de Nova Friburgo, que viajou até Casimiro de Abreu para acompanhar a apresentação da cantora Paula Brito.

“Eu sou fã da Paula Brito, que cantou aqui. Quando eu soube que ela se apresentaria, chamei minha namorada e viemos para arrastar o pé um pouco”, contou.
Ao final do show, a cantora destacou a receptividade do público. “O público de Casimiro de Abreu é muito acolhedor. Foi um show lindo. Todo mundo participou até o final”, disse.
A programação também incluiu atividades voltadas ao bem-estar e à prática esportiva. Durante a manhã, os participantes puderam acompanhar aulas do projeto 90+ Saúde com fisioterapia em movimento e, em seguida, participar de aulas de jump.
As crianças se divertiram com os brinquedos infláveis e ao espetáculo do Palhaço Tititi, enquanto os apreciadores da culinária junina encontraram diversas opções nas barracas instaladas no local, como milho verde, maçã do amor, cocada, pastel, cachorro-quente, salsichão e caldos.

FONTE: a href=”https://www.rjnewsnoticias.com.br/noticia/23357/arraia-da-cultura-marca-retomada-da-feira-das-carrapeteiras-em-casimiro-de-abreu.html” target=”_blank” rel=”nofollow noopener”>RJNEWS



